segunda-feira, 1 de junho de 2020

Comprou um carro novo? Confira a documentação necessária para regularizar o veículo

 

A maioria das pessoas deseja poder comprar um carro novo. Mas toda compra de um ativo requer alguma despesa em documentação e taxas.

Se você comprou um carro novo, fique sabendo que existem certos documentos que devem ser pagos, para dirigir legalmente com o carro e não ter problemas com o Estado.

Se você comprou o carro em uma concessionária, você mesmo pode fazer o serviço de retirada e pagamento desses documentos, mas também pode pagar a um despachante para fazer isso.

Veja agora quais são os documentos necessários para poder dirigir o seu veículo sem problemas.

DPVAT

Desde o início, você tem que pagar pelo seguro DPVAT, que é um tipo de seguro obrigatório responsável pela cobertura de danos pessoais, ou seja, quando uma pessoa é atropelada por um veículo.

No entanto, o seguro só paga as vítimas que sofreram um acidente em território brasileiro.

O seguro DPVAT pode ser pago em parcelas e deve ser pago na data do vencimento das parcelas do IPVA.

Você também pode optar por pagar o valor total, em dinheiro. Existem situações em que o carro está isento do pagamento do IPVA. Portanto, o pagamento do seguro deve ser feito junto com a matrícula do carro.


IPVA

O IPVA é um tipo de imposto que deve ser pago a cada ano por todos aqueles que possuem algum tipo de veículo terrestre (como carro, caminhão, trator, etc). A Receita Federal publica uma tabela com o valor que deve ser pago por cada veículo.

O IPVA pode ser pago de diferentes formas, de acordo com as regras estabelecidas pelo Estado. Mas em geral, o IPVA pode ser pago à vista com desconto, à vista sem desconto e em parcelas.

O pagamento deste imposto é importante para que você possa licenciar seu veículo e o atraso no pagamento resulta em multas que variam de valor de estado para estado. 

Para pagar o IPVA você deve acessar o site do Departamento da Fazenda e imprimir o bilhete, ou ir a uma unidade de serviço da mesma agência para fazer a impressão e o pagamento.

CRLV

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é um documento popularmente conhecido como licença. Este documento dá ao motorista o direito de viajar com o carro na estrada legalmente.

Para ter este documento você deve primeiro pagar algumas taxas e impostos, como o IPVA e o seguro DPVAT.

O CRLV deve ser pago nos bancos que possuem acordos com o DETRAN, por meio das notas fiscais emitidas. Após o pagamento de todas as taxas, o documento será enviado para sua casa.

Dirigir sem este documento gera multas, além dos documentos do carro serem apreendidos.

CRV

O Certificado de Registro de Veículos (CRV) é um documento emitido pelo DETRAN, que confirma a propriedade do veículo. Possui também informações importantes sobre o veículo, como cor, modelo, ano de fabricação, chassi, placa, combustível e outros.

Este documento é emitido durante o registro do carro ou quando qualquer alteração é feita no carro. O CRV, ao contrário do CRLV, deve ser mantido em um local seguro.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário