quarta-feira, 24 de junho de 2020

Cartório: saiba o que é e qual a sua função

Cartórios online e físicos oferecem serviços essenciais para a segurança jurídica em vários tipos de relações entre as partes envolvidas, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

De fato, é através destes estabelecimentos que é possível realizar a vontade das partes, garantindo os direitos de cada uma delas.

Os serviços oferecidos por estes estabelecimentos são numerosos. Para lhe dar uma ideia, através de um cartório é possível emitir certidões, fazer reconhecimentos de firma e vários tipos de registro civil.

Para falar mais sobre isso, vamos explicar o que são tabeliães e que serviços eles oferecem. Mostraremos também como funcionam os registros online - confira na leitura para saber mais!

cartório saiba o que é

Cadastro online e físico: que bicho é esse?

Em termos gerais, podemos entender o cartório como um estabelecimento que presta um serviço de utilidade pública, oferecendo a execução de vários tipos de documentos essenciais para a segurança jurídica de pessoas físicas e instituições.

Como já mencionado, qualquer relação jurídica em que haja dois ou mais interessados precisa de um notário para formalizá-la e os direitos e deveres que cada um deles tem nessa relação.

Na concessão dos serviços, os notários também são importantes na contribuição para a redução das tarefas atribuídas ao Estado de Justiça.

Na verdade, hoje, o cartório já é capaz de realizar diversos procedimentos que, no passado, eram atribuídos exclusivamente à esfera estatal.

É no cartório que os diversos atos de vida das pessoas físicas e jurídicas são registrados e validados.

Para se ter uma ideia, é aí que se obtém a certidão de nascimento, através do contrato de financiamento do veículo, a abertura de empresas e a certidão de óbito.

Embora seja de importância crucial para a manutenção da vida civil e para o cumprimento dos contratos sociais ali firmados, o cartório é uma atividade exercida por indivíduos na esfera privada.

Entretanto, em termos de personalidade jurídica, a jurisprudência classifica os notários como simples escritórios administrativos. Não teriam, portanto, uma personalidade jurídica definida.

Cartórios Online

Com a popularização da Internet, muitos dos serviços oferecidos nos estabelecimentos físicos são agora oferecidos online.

Alguns desses registros permitem, por exemplo, a aplicação de vários tipos de certidões, como certidões de casamento, de nascimento e imobiliárias.

Os certificados podem ser emitidos em papel e enviados por correio ou enviados em formato digital por e-mail.

Outra vantagem desses serviços é o fato de oferecerem acesso 24 horas por dia de qualquer lugar do Brasil.

Em outras palavras, não há necessidade de ficar em filas ou fazer viagens para os estabelecimentos.

Por estes motivos, os serviços de notariado online tornaram-se uma opção cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas e indivíduos que procuram este tipo de serviço.

Tabeliães: serviços essenciais para a vida em sociedade
Em vista do exposto, podemos concluir que estes estabelecimentos são essenciais para garantir a plena realização dos direitos e deveres das partes nos contratos estabelecidos.

Isso porque os registros online ou físicos são responsáveis pela divulgação de documentos que garantem segurança jurídica em todos os atos da vida civil, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário