segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Já pensou poder ganhar todo ano um dinheirinho extra para pagar as contas, ou até mesmo investir em um sonho antigo?
Pois é, o governo Bolsonaro lançou uma modalidade de saque do fundo de garantia do tempo de serviço, o FGTS, que promete dar esse alívio financeiro. É o chamado Saque-Aniversário.
Mas cuidado! Pode ser uma pegadinha! Nem sempre tirar o dinheiro do fundo é o mais vantajoso para o trabalhador.

Saque-Aniversário do FGTS vale a pena?

Pelas regras atuais, o trabalhador só pode retirar o dinheiro do FGTS em alguns casos específicos, como na aposentadoria, em demissão sem justa causa ou no financiamento da casa própria.
Pela nova modalidade de saque criada pelo governo, o trabalhador poderá fazer as retiradas anualmente do saldo, de acordo com seu mês de aniversário. Mas isso não vem sem um custo.
Se optar por esse regime, o contribuinte não tem o direito de retirar o total dos recursos em caso de demissão sem justa causa.
Os outros casos com permissão para retirada continuam valendo. Se o trabalhador tiver mais de uma conta no FGTS, a opção valerá para todos Se mudar de ideia, o contribuinte pode voltar para a modalidade anterior, mas terá que esperar um pedido de carência de dois anos para que as regras antigas voltem a valer.

Quem pode optar pela novo sistema do saque-aniversário do FGTS?

O novo sistema de saque do FGTS pode ser escolhido por todo trabalhador que tiver uma conta no fundo
Seja ela ativa ou inativa Como essa opção muda alguns direitos, é preciso que o contribuinte informe a caixa, de que deseja aderir ao novo sistema. Isso pode ser feito pelo aplicativo do FGTS, ou pela página do fundo na internet.
Quem quiser registrar a mudança até dezembro de 2019, poderá começar a usufruir do benefício a partir de janeiro do ano que vem. Se o trabalhador não fizer a opção, as regras antigas continuam valendo.
O total de recursos que poderá ser retirado depende do saldo da conta do FGTS do trabalhador. Quanto maior o saldo, menor o percentual que pode ser sacado As parcelas variam entre 5 e 50% do montante total, com valor adicional entre R$50 e R$2900.
No site da Caixa Econômica Federal já há a opção de fazer uma simulação e saber qual seria o valor disponível por ano. Já o calendário para as retiradas foi estabelecido pela Caixa de acordo com o mês em que o trabalhador faz aniversário.
Os saques começam a partir de abril do ano que vem. Pra ver a tabela completa com as datas e as faixas de saldo para o saque, é só clicar no link que está na descrição do vídeo.
Se escolheu saque aniversário, o trabalhador terá o dinheiro creditado em sua conta corrente.
Se a conta for de outro banco, a Caixa cobrará uma tarifa de transferência. O trabalhador pode consultar o saldo do FGTS de 3 maneiras: no site da Caixa Econômica Federal, pelo aplicativo do FGTS ou nas agências bancárias.
Para acessar as informações, é preciso ter à mão o número de identificação social, que aparece na carteira de trabalho, ou o cartão do cidadão, que pode ser solicitado nas agências da caixa.

O que é o FGTS?

O FGTS é um direito estabelecido no final dos anos 60, para os trabalhadores com carteira assinada Todo mês os empregadores são obrigados a depositar em nome dos funcionários, o valor correspondente a 8% do salário do trabalhador
O dinheiro é administrado pela Caixa Econômica Federal. O objetivo desse benefício é proteger o trabalhador que foi demitido sem justa causa.
Por isso, o dinheiro não está disponível o tempo todo, e só pode ser retirado em condições específicas, como em caso de demissão sem justa causa, para financiar a compra da casa própria na aposentadoria ou em caso de doenças graves.
Ficou com alguma dúvida? Então deixe a sua questão nos comentários, que a gente responde pra você.
O conteúdo Como funciona o saque-aniversário do FGTS? aparece primeiro em Documentos & Certidões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário