O INSS é administrado pelas empresas e também pelos funcionários, de modo que a cada mês um valor é deduzido do salário. Isso garante que, se o trabalhador não puder realizar suas atividades em seu ambiente de trabalho, ele tenha uma fonte de subsistência, ou seja, ele recebe uma soma que o ajuda a se sustentar.
clique na imagem para ampliar |
Quem pode receber o benefício?
A maioria das pessoas já sabe que quando se aposentam por causa de sua idade ou tempo de contribuição, elas podem receber o benefício, mas além disso, você também pode receber o benefício por outras razões, como por exemplo:Aposentadoria por invalidez
Aposentadoria especial
Ajuda e assistência
Reabilitação Profissional
Pensão por morte
Aposentadoria por invalidez
A pensão de invalidez é concedida se o interessado estiver impossibilitado de exercer as suas funções e não puder ser transferido para outra ocupação profissional.
Para requerer este tipo de auxílio, deve primeiro requerer o subsídio de doença e, se o exame revelar que as condições de regresso ao trabalho não estão preenchidas, ser-lhe-á concedida a reforma.
Deve-se lembrar que a pessoa também deve ser avaliada a cada dois anos para manter o benefício.
Aposentadoria especial
Este tipo de benefício é concedido a pessoas que trabalham expostas a altas temperaturas, ruído contínuo e acima do nível permitido. Neste caso, é possível solicitar a reforma após cerca de 15-25 anos de contribuição e ter trabalhado exposto a essas condições em pelo menos 180 meses.
Auxílios
O INSS também concede ajuda, que difere da aposentadoria por ser temporária. Atualmente, é possível receber assistência em caso de doença, acidente, parto, maternidade, etc.
Reabilitação Ocupacional
Trata-se de um serviço prestado pelo extracto do INSS às pessoas que necessitam de reintegração no mercado de trabalho. Isto pode acontecer com pessoas que tiveram uma doença ou um acidente e que precisam de reabilitação para voltar ao trabalho.
Os empregados também podem receber esse benefício, dependendo de sua disponibilidade. Os beneficiários de prestações de doença têm prioridade nos cuidados de saúde. Todas as verificações são realizadas por médicos, psicólogos, sociólogos, sociólogos, sociólogos, fisioterapeutas e outros profissionais que podem auxiliar no processo.
Pensão por morte
Este tipo de benefício é concedido às pessoas que dependem de uma pessoa que foi beneficiária do INSS e que faleceu ou desapareceu e cuja morte é presumida em tribunal. Para requerer esta prestação, deve provar que o falecido era beneficiário no momento do falecimento.
A duração da pensão por morte varia em função de certas características, como o montante das contribuições pagas pelo falecido.
Como solicitar o subsídio?
Existem muitos tipos de benefícios do INSS, todos eles destinados a ajudar os trabalhadores quando mais precisam. Para se candidatar, você precisa programar um serviço em um local no extrato INSS.
No entanto, é importante lembrar que muitos serviços, como a consulta do status de desempenho, análise de declarações e outros, já podem ser feitos via Internet, no site: http://www.previdencia.gov.br/
No entanto, se o serviço desejado não estiver disponível no site, ou se tiver alguma dúvida, pode também contactar-nos pelo telefone 135 no período de Segunda a Sábado das 07:00 às 12:00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário