|
Hoje a inclusão do Jovem Aprendiz é muito mais fácil no mercado de trabalho, para aqueles que não conhecem o programa Jovem Aprendiz é um projeto criado pelo Governo Federal com base na Lei 10.097/00, o programa Jovem Aprendiz 2020 pretende fazer a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, desde que não dificulte os estudos e vise a formação profissional de todos os jovens e adolescentes de todo o Brasil.
O Programa de Jovem Aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal para facilitar a entrada de pessoas no mercado de trabalho para ganhar experiência profissional. A experiência profissional do Jovem Aprendiz 2020 é benéfica tanto para os aprendizes quanto para os empregadores e para a própria economia brasileira:
- O Jovem Aprendiz terá a oportunidade de adquirir experiência profissional em algumas das maiores empresas do país;
- O empresário será capaz de treinar mão-de-obra qualificada dentro da própria empresa, de acordo com os preceitos de cada instituição;
- A economia brasileira e o mercado de trabalho e se beneficiarão da formação de mão-de-obra mais qualificada.
A lei da aprendizagem – como funciona?
De acordo com a Lei de Aprendizagem (10.097/00), o programa visa estimular ainda mais a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, o que minimiza os impactos que eles sofrem para conseguir o seu primeiro emprego, devido à falta de experiência.
Assim, a lei determina que as médias e grandes empresas são obrigadas a reservar uma cota para a inclusão de jovens aprendizes na força de trabalho da empresa.
Um pré-requisito é que o horário de trabalho do estudante em seus horários de estudo.
Confira alguns dos bancos que possuem programas para Jovens Aprendizes:
- Jovem Aprendiz Santander 2020;
- Jovem Aprendiz Itaú 2020;
- Jovem Aprendiz Bradesco 2020;
- Jovem Aprendiz Caixa Econômica Federal 2020.
Programa Jovem Aprendiz 2020
Ao aprendiz é oferecido um curso profissionalizante gratuito de até 2 anos. Durante este período o aprendiz receberá todo o ensino prático relacionado ao que é feito e posto em prática dentro da empresa e o ensino teórico que ocorre na sala de aula.
O treinamento oferecido visa melhorar ainda mais as habilidades do aprendiz na área de operação da empresa, para que o estudante tenha a oportunidade de experimentar na prática como funciona o mercado de trabalho, tendo a oportunidade de aprender uma profissão antes de entrar oficialmente no mercado.
Como funciona o Jovem Aprendiz 2020?
Você deve fazer uma análise das empresas de sua região que oferecem o programa.
Outra opção é verificar a disponibilidade do programa em postos de serviço especializados para aprendizes, como CIEE, Senac ou Espro.
Empresas presentes no Jovem Aprendiz
- Nestlé 2020 Jovem Aprendiz
- Jovem Estagiário Riachuelo 2020
Registro no Jovem Aprendiz 2020
Os jovens interessados em entrar no mercado de trabalho podem se candidatar diretamente às empresas participantes do programa. Envie seu currículo para as empresas deixando claro que você quer participar do programa de Jovens Aprendizes para ganhar experiência profissional e você poderá ganhar seu estágio remunerado.
É importante que você siga estas dicas ao preparar seu currículo para o Jovem Aprendiz 2020:
- Seu currículo não deve ter mais do que duas páginas;
- Se você inserir uma foto no seu currículo, certifique-se de que ela seja 3×4 em tamanho e muito apresentável – apenas uma foto do seu rosto;
- Não coloque suas características pessoais em seu currículo. Se seu currículo for selecionado pelos avaliadores da empresa, eles avaliarão estas características na entrevista do Jovem Aprendiz;
- Como é seu primeiro emprego, é importante mencionar seus cursos, experiências adquiridas em trabalho voluntário, habilidades que são relevantes para o cargo, e habilidades;
- Não se esqueça de mencionar suas habilidades de informática, como digitação, domínio de programas básicos, como o pacote Office, porque estas são características muito importantes a serem consideradas hoje em dia;
- Caso você tenha uma deficiência física, não se esqueça de mencioná-la em seu currículo. O Governo Federal exige que as empresas cumpram uma cota de pessoas deficientes na força de trabalho – para incentivar a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho – para que as empresas estejam sempre atrás das pessoas com deficiência, mas que estejam dispostas a trabalhar.
Quem pode participar do Jovem Aprendiz 2020?
Jovens entre 14 e 24 anos, vale lembrar, que a idade fica a critério da empresa, desde que se mantenha dentro do limite mínimo estipulado, e também não pode exceder 24 anos, a única exceção é para os deficientes, para esta categoria não há limite de idade estipulado.
Para participar, o aprendiz também deve estar matriculado em um curso ou ter concluído a educação básica, conhecida como ensino médio.
O estudante deve frequentar a escola regularmente para atender às exigências do programa e permanecer envolvido no processo.
Veja a importância de ser um aprendiz:
- Oportunidade de experimentar o mercado de trabalho antes de terminar seus estudos;
- Inclusão social e aumento das qualificações profissionais;
- Experiência no mercado de trabalho;
- Oportunidade de efetivação na empresa;
- Oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Com seu desempenho e desenvolvimento, muitas empresas tornam os aprendizes de seu pessoal efetivos, dando continuidade ao crescimento profissional dentro da empresa.
O conteúdo Jovem Aprendiz 2020 aparece primeiro em Documentos & Certidões.
from Documentos & Certidões https://ift.tt/3iclO7x
Nenhum comentário:
Postar um comentário